sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Relatório de atividades vivenciadas pela professora Elba Liliane na Escola Adeildo Santana Fernandes 6ª série

RELATÓRIO


LITERATURA DE CORDEL

O início da aula foi marcado pelas expressões e curiosidades dos alunos em saber o que aconteceria por a sala está organizada em círculo, e no meio, livros estendidos em um varal.
Eu (a professora) nada disse, alguns permaneceram em seus lugares, outros mais curiosos se dirigiam ao varal e folheavam os livros. Depois de alguns minutos pedi que todos fossem ao varal e se sentisse a vontade para olhar, ler e escolher o que achasse mais interessante. Pedi que voluntários lessem os seus para o grande grupo; encontrei certa dificuldade em ter o primeiro, então, fui à primeira, depois de mim os voluntários começaram a aparecer e como boa parte dos cordéis eram humorísticos, demos muitas gargalhadas, mas não esquecemos de comentar e expor nossas opiniões diante dos temas.
Depois da leitura, algumas perguntas orais me fizeram descobrir que alguns já tinham o contato com esse gênero em casa e que gostavam daquelas poesias, em contra partida havia um grupo que não suportava e que não queria nem permanecer na sala de aula, consegui mantê-los pelo menos presentes. Através da leitura do cordel “A história da Literatura de Cordel”, expliquei a origem e as características do gênero. Aprofundamos o assunto com a leitura do texto de cordel “As quatro classes corajosas: vaqueiro, agricultor, soldado e pescador” de João Martins de Athayde e a reflexão sobre o mesmo com uma discussão em conjunto, oralmente, com a participação de todos, partindo de perguntas levantadas por mim.
Agora é a vez de cada um mostrar sua criatividade e o que aprendeu fazendo seu próprio cordel.
Finalizamos com a realização de um festival de literatura (audição de cordéis através de cds, exposição em varal, recitações feita pelos alunos etc.), e a apresentação dos cordéis criados pelos alunos.

CONCLUSÃO:

Trabalhar com a literatura de cordel além de ser prazeroso e divertido, nos trouxe grandes conhecimentos desde a sua origem até o conhecimento de mundo através dos temas abordados pelos poetas.
No inicio senti rejeição por partes de alguns alunos, mas recompensado pelo final com o empenho de quase todos nos desenvolvimentos dos trabalhos.



RELATÓRIO

SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS - os tipos injuntivo e preditivo


Para iniciar a aula apresentei cartazes com simples exemplos das duas tipologias textuais, fizemos a exploração dos mesmos e levantei questionamentos para que os alunos pudessem criar seus conceitos em relação as tipologias em estudo em que os alunos puderam representar (interpretar) os exemplos expostos e outros que eles próprios citaram. Usei os exemplos interpretados e acrescentei explicação para um melhor aprofundamento e entendimento.
Realização de exercícios de compreensão partindo de um trecho de uma entrevista trazida pela revista veja, depois de uma leitura coletiva e comentários.
Realização da atividade “Avançando na prática”, onde a turma é dividida em grupos que recebem um roteiro para realização da atividade, proposta pelo GESTAR II. Finalizada pela apresentação de cada grupo com comentários pelo grande grupo e professora.

CONCLUSÃO:

Por essas tipologias serem pouco trabalhadas em sala de aula, encontrei algumas dificuldades na classificação da tipologia dentro dos textos, mas ao que tais tipologias são bastante utilizadas no nosso dia-a-dia, percebi um maior entendimento e facilidade de reconhecer predominância.















PLANO DE AULA

CONTEUDO: Gênero Poético – Cordel

INTRODUÇÃO:

Sendo o objetivo maior do ensino de Língua Portuguesa a formação de leitores e produtores de textos, trabalhamos com leitura de forma a contribuir para o desenvolvimento das diversas habilidades que caracterizam um leitor competente:
· Identificar, selecionar e localizar informações precisas presentes no texto;
· Relacionar informações;
· Inferir, identificando, a partir ou não do que está escrito, elementos implícitos;
· Estabelecer relações entre o texto e seus conhecimentos prévios ou entre o texto e outros textos já lidos;
· Avaliar um texto.

OBJETIVO:


· Desenvolver uma postura questionada frente à realidade a partir da leitura de textos que trazem metáforas sociais;
· Conhecer e valorizar a literatura de tradição oral;
· Sensibilizar o aluno para a beleza da construção poética;
· Desenvolver o gosto pela literatura;
· Disinibir os alunos;
· Ampliar o conhecimento literário popular;
· Despertar o interesse pela leitura de poemas;
· Refletir sobre a especificação da linguagem poética;
· Desenvolver a habilidade de produzir poemas.

SITUAÇÕES DIDÁTICAS:


· Exposição de livros de literatura de cordel em um varal exposto na sala, para explorá-los com leituras compartilhadas;
· Levantamento sobre o gênero no qual o texto se enquadra, fazendo relações com gêneros que os alunos já conhecem , colocando em jogo o que eles sabem e ajudando-os a estabelecer relações;
· Discussão sobre a diferença entre repente e literatura de cordel;
· Explicação sobre a origem e as características do gênero em estudo, partindo da leitura do cordel “A historia da literatura de Cordel”;
· Desafio aos alunos a criarem um cordel;
· Realização da atividade “avançando na pratica”, proposta pelo GESTAR II;
· Realização de um festival de literatura de cordel e apresentação dos cordéis criados pelos alunos.

AVALIAÇÃO:

· A avaliação será feita mediante o empenho dos alunos nos trabalhos realizados, no conhecimento adquirido e na produção escrita do gênero cordel.







Pela professora Elba Liliane Dantas Barros - Cursista do GESTAR Tabira

Um comentário:

  1. Oi Sandra e Edina, amei as atividades relacionadas à literatura de cordel. Sucessos a todos de Pernambuco.

    Formadora Márcia Cristofolini

    ResponderExcluir